domingo, 1 de maio de 2011

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS. ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA 2° E 3° ANO....

Ortografia
Ortografia
1. Atenção para as palavras:
por cima, devagar, depressa, de repente, por isso
Agora, empregue-as nas frases:

a)....................... uma bola atingiu o cenário e o derrubou.

b) Bem...........................o povo começou a se retirar.

c) O rei descobriu a verdade,............................ficou irritado.

d) Faça sua tarefa........................, para podermos ir ao dentista.

e) ......................... de sua vestimenta real, o rei usava um manto.

2. Veja:
Esta a par ou Está ao par ?
Na linguagem culta, a idéia de “estar ciente de alguma coisa” é trazida por “estar a par” e não por “estar ao par”.
Em vez de dizer Deve-se dizer
Estamos ao par dos fatos Estamos a par dos fatos
O rei ficou ao par dos acontecimentos O rei ficou a par dos acontecimentos.

3. Observe: pegar ele - pegá-lo
Faça o mesmo:
fazer ele:
ver ele:
partir ele:
conhecer ele:
dividir ele:
lançar ele:
cobrir ele:
sujar ele:
proteger ele:
criar ele:
resolver ele:
abrir ele:

4. Acentuação dos verbos:
Singular Plural
Ele tem Eles têm
Ele lê Eles lêem
Ele contém Eles contêm
Ele vem Eles vêm
Que ele dê Que eles dêem
Ele obtém Eles obtêm
Ele crê Eles crêem
Ele vê Eles vêem

Passe para o plural:
a) Ele não crê naquilo que não vê.
R.
b) Ele não tem licença para entrar no clube.
R.
c) O fiscal vem amanhã.
R.
d) Ela não crê na bondade do distinto.
R.
e) Quero que você dê licença para ele.
R

5. Aprender e apreender
Aprender = tomar conhecimento de.
Ex. O menino aprendeu a lição.
Apreender = prender.
Ex. O fiscal apreendeu a carteirinha do menino.
Forme frases
a) aprender:

b) apreender:

6. MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o ......................... .

7. Use -no, -na, -nos, -nas
Veja:
Roubaram a carteirinha .
Roubaram-na.
Faça o mesmo:
a) Levaram minha pasta .
R.
b) Devolveram os documentos.
R.
c) Pediram a opinião .
R.
d) Olhem os meninos .
R.
e) Abriram o clube .
R.
f) Seguraram as bolsas .
R.

8. -ISAR ou -IZAR?
Veja:
aviso - avisar
moderno - modernizar
análise - analisar
civil - civilizar
• Usamos ISAR nos verbos cuja palavra primitiva possui S.
Ex. aviso - avisar

Cuidado: síntese - sintetizar/ catequese - catequizar/ batismo - batizar
• Usamos IZAR no outros casos.
Forme novas palavras usando ISAR ou IZAR:
análise:
pesquisa:
anarquia:
canal:
civilização:
colônia:
humano:
suave:
revisão:
real:
nacional:
final:
oficial:
monopólio:
sintonia:
central:
paralisia:
aviso:

9. Uso do H
Use o h, quando necessário.
ábil álito
arém aver
esitar oje
orário óspede
humano espanhol
iate úmido
abitar angar
iato élice
orrível ora
erva umildade
ontem ombro
arpa umedecer

10. Haja ou aja
HAJA - do verbo haver - É preciso que não haja descuido.
AJA - do verbo agir - Aja com cuidado, Carlinhos.
Use haja ou aja para completar as orações:
a) ............. com atenção para que não............ muitos erros.
b) Talvez................ greve; é preciso que................... cuidado e atenção.
c) Desejamos que .................... fraternidade nessa escola.
d) .............. com docilidade, meu filho!

11. Comprimento e cumprimento
Complete corretamente:
a) O.................................... de seu vestido está fora de moda.
b) O.................................... do amigo foi muito frio e distante.
c) Talvez o............................................. do terreno não seja ideal para a construção de um asilo.
d) Quero um...................................... cordial e festivo quando o presidente do orfanato chegar.

12. Meio-dia e meia
É certo dizer “meio-dia e meia”.
O termo meia se refere à palavra feminina hora , que está subentendida.
Ao dizermos meio-dia e meia queremos dizer: meio-dia mais meia hora.
Complete corretamente com meio-dia e meia:
a) A excursão sairá da escola ao..................................em ponto.
b) O relógio está marcando exatamente....................................... .

13. Errara e errará
ER - RA - RA - é uma palavra paroxítona;
o verbo errar está no pretérito mais-que-perfeito.
ER- RA - RÁ - é uma palavra oxítona;
o verbo errar está no futuro do presente.
Use o acento, quando necessário:
a) O menino comprara sanduíches. (pretérito)
b) O menino brincara amanhã. (futuro)
c) Mamãe comprara muito pão. (futuro)
d) Ele jogara futebol no campinho. (pretérito)
e) Ela limpara toda a cozinha. (futuro)

14. Muito obrigada, eu mesma, eu própria
• As mulheres devem dizer: muito obrigada, eu mesma, eu própria.
• Os homens devem dizer: muito obrigado, eu mesmo, eu próprio.
Complete corretamente:
a) Muito................................, meu filho, disse vovó. (obrigado - obrigada)
b) Mamãe, muito.......................... pela paciência que você teve com minhas amigas, disse Marina. (obrigado - obrigada)
c) Eu............................ não sei como resolver o problema. (mesmo-mesma)
d) O garoto disse:
- Eu ......................farei os sanduíches. (mesmo ou mesma)
e) Eu............................não sei quando poderei entregar os sanduíches. (próprio, própria)

15. A palavra MENOS não deve ser modificada para o feminino.
Veja:
Naquele instante não tive menos coragem do que antes.
Complete as frases com a palavra MENOS:
a) Conheço todos os Estados brasileiros, ................a Bahia.
b) Todos eram calmos, ....................mamãe.
c) Quero levar ..............sanduíches do que na semana passada.
d) Mamãe fazia doces e salgados..................tortas grandes.

16. A GENTE e AGENTE
a) A gente = nós; o povo, as pessoas.
Veja:
Nós vamos à praia este fim de semana.
A gente vai à praia este final de semana.

b) Agente = indivíduo encarregado, responsável por determinada ação; aquele que age.
Observação : a expressão agente tem ainda outros significados.

Complete as frases com a gente ou agente :
a) Gosto de ver filmes de ..........................secreto.
b) ......................... daquela cidade não é hospitaleira.
c) A dor que.........................sente, quando perde alguém muito querido, vai passando com o tempo.
d) ......................... paranaense é dada, amiga e hospitaleira.
e) Quando................................. gosta, faz com prazer.
f) Meu pai é.......................... de viagens da VARIG.
g) Quero estudar para ser..........................policial, para defender o povo.

17. MEIO / MEIA
Meio e meia - como numeral, concordam com o substantivo.

Exemplo.:
meio limão, meia laranja.
Meio - como advérbio, fica invariável.

Exemplos:
A porta está meio aberta.
Aquela flor é meio vermelha.
Complete corretamente com meio ou meia:
a) Desculpe-me, hoje estou..................nervosa.
b) A flor parece.....................amarela.
c) Descobriu um tesouro ................. enterrado.
d) A mim, basta.....................porção de arroz.
e) Mamãe, quero......................maçã.
f) Já li cinqüenta páginas, exatamente ........... livro.
g) Só paguei .....................entrada.
h) Estou ..................... assustada.
i) Quero................dúzia de ovos.
j) Sua camisa está .........................rasgada.
l) Seus sapatos estão..........................sujos.
m) A professora parece......................desconfiada.

18. Use por que , por quê , porque e porquê :
a) ............................ninguém ri agora?
b) Eis....................... ninguém ri.
c) Eis os princípios ...........................luto.
d) Ela não aprendeu, .........................?
e) Aproximei-me .....................todos queriam me ouvir.
f) Você está assustado, ........................?
g) Eis o motivo............................errei.
h) Creio que vou melhorar.........................estudei muito.
i) O.......................... é difícil de ser estudado.
j) ....................... os índios estão revoltados?
l) O caminho ...............................viemos era tortuoso.

19. Uso do S e Z
Complete as palavras com S ou Z. A seguir, copie as palavras na forma correta:
pou....ando: .............................
pre....ença: ..................................
arte.....anato: ...........................
escravi.....ar: ................................
nature.....a: ..............................
va.....o: .......................................
pre.....idente: ............................
fa.....er: .....................................
Bra.....il: .................................
civili....ação: ................................
pre....ente: ..............................
atra....ados: ................................
produ......irem: ........................
a....a: .........................................
hori...onte: ...............................
torrão....inho: ............................
fra....e: ....................................
intru ....o: .................................
de....ejamos: ............................
po....itiva: .................................
podero....o: ..............................
de...envolvido: .........................
surpre ....a: .............................
va.....io: ...................................
ca....o: .....................................
coloni...ação: ..........................

20. Escreva as palavras no singular, observando o acento:
Escreva as palavras no singular, observando o acento:
portugueses:..............................
meses:......................................
fregueses:..................................
ingleses:....................................
corteses:.....................................
franceses:.................................
camponeses:..............................
reses:........................................
marqueses:.................................
holandeses:..............................

21. Complete com X ou S e copie as palavras com atenção:
e....trangeiro: ...........................
e....tensão: .................................
e....tranho: ................................
e....tender: .................................
e....tenso: .................................
e....pontâneo: ...........................
mi...to: .....................................
te....te: ........................................
e....gotar: .................................
e....terior: .................................
e....ceção: ................................
e...plêndido: ............................
te....to: ....................................
e....pulsar: ...............................
e....clusivo: ...............................

22. Use pôr, por, pára, para , pôde ou pode:
a) Você viajou............ o sul?
b) .........com essa opressão.
c) Vamos.......... as coisas no seu devido lugar!
d) Passamos...........muitas dificuldades nessa época.
e) Não sei como isso.............. acontecer hoje.
f) Ninguém...................trabalhar com aquela confusão de ontem.

23. VIR / VIER
Vir - futuro do subjuntivo do verbo ver
Vier - futuro do subjuntivo do verbo vir
Complete as frases usando vir ou vier :
a) Quando ela......., todos deverão levantar-se.
b) Se você ........ algum erro, deverá denunciá-lo.
c) Se você............ a professora, chame-a.
d) Se ela....... isso, certamente chamará sua atenção.
e) Quem ......... à festa do dia 1ª de maio, não se esqueça de trazer um par.
f) Se o professor..................você trabalhando desse modo, vai repreendê-lo.
g) Se o aluno........ só, não poderá entrar na escola.

24. TÃO POUCO / TAMPOUCO
A expressão TÃO POUCO acompanha um substantivo ; e a palavra “pouco”, no caso, é variável.
Exemplos:
Eu tive tão pouco tempo para preparar a festa de 1º de maio!
Ele estava com tão pouca disposição para o trabalho!

A expressão TAMPOUCO se refere a um verbo: é, portanto, invariável e significa “ também não ”.
Exemplos:
Se a professora não resolveu o problema, tampouco o inspetor resolverá.

Complete as frases corretamente:
a) Eu tive .............................oportunidades!
b) Tenho.................................. alunos, que cabem todos naquela salinha.
c) Ele não veio; .......................virão seus amigos.
d) Eu tenho .............................tempo para estudar.
e) Nunca tive gosto para dançar; ....................para tocar piano.
f) As pessoas que não amam, ..........................são felizes.
g)As pessoas têm.....................atitudes de amizade.
h) O governo daquele país não resolve seus problemas, ........................... se preocupa em resolvê-los.

25. USO DO TREMA:
Recebe trema o u na seqüência das letras gue-gui e que-qui, quando o u for pronunciado.
Exemplos:
quero ( u não pronunciado)
conseqüência (u pronunciado)

Use o trema, quando necessário:
aguentar
linguista
cinquenta
arguição
riqueza
lingueta
frequente
tranquilo
delinquir
consequência
linguiça
eloquente
quando
alguém
quase

26. À-TOA / À TOA
À-TOA: é adjetivo (invariável), vem com hífen e exige crase. Significa: impensado, inútil, fácil, desprezível, insignificante.
Exemplos:
Eram comentários à-toa!
Mas que sujeito à-toa !
Essa é uma afirmação à-toa .
Tal adjetivo originou-se da locução adverbial “ à toa ”, inicialmente usada na linguagem náutica.
Exemplo: Quando um navio não pode dirigir-se por si mesmo e outro o reboca por mieo de um cabo chamado “toa ”, diz-se que o primeiro está indo à toa, isto é, a reboque.
Daí passou-se ao sentido moral e diz-se que um ser é “à-toa ” quando não tem determinação própria.

À TOA é locução adverbial, com crase.
Singifica: ao acaso, sem fazer nada.
Exemplos:
Estava à toa na vida, o meu amor me chamou.
Ninguém vem ao mundo à toa.

(retirada da internet, desculpem não sei o autor (a))
posted by <$Denise Figueiredo$> @ 8:38 PM   23 comments
Encontro Consonantal e Dígrafos
Português

1 – Marque nas frases as palavras com dígrafos:

a) Charles quebrou nosso acordo contando o segredo.
b) As pessoas ficaram sabendo da chuvarada que aconteceu.
c) Quando eu crescer, serei médico.
d) Na escola, brinquei de pique e de boliche.
e) A carroça velha, serve para transportar algumas cargas.

2- Separe em sílabas as palavras abaixo e classifique – as quanto ao número de sílabas:

comunidades_______________________________________________________________
mercado___________________________________________________________________
Brasil_____________________________________________________________________
fogaréu____________________________________________________________________
couro_____________________________________________________________________
fé________________________________________________________________________

3- Separe em sílabas e classifique quanto a acentuação tônica:

conjunto___________________________________________________________________
própria____________________________________________________________________
pingüim___________________________________________________________________
promoção_________________________________________________________________

4- Sublinhe os encontros consonantais e circule os hiatos:

vassoura - concurso - floresta - produto - carroceria - bilhetes - chão - parque - chuveiro - queijadinha - crescer - passarinho - tomate - anjo

5 – Classifique os encontros vocálicos:

reunião_______________________
feira_________________________
prefeitura____________________
piada_________________________
papagaio______________________
pequei________________________

6- Faça com muito capricho o alfabeto maiúsculo:

7- Com o mesmo capricho, faça o alfabeto minúsculo :

8- Complete com as palavras : “é” ou “são” :
Os meninos ______mais rápidos na corrida que as meninas.
João Mario _____ é mais velho do que Merienne.
A unidade ______ um.
A centena _______ cem unidades.










Lembrete aos pais- Os 10 mandamentos do dever de casa
Os 10 mandamentos do dever de casa.


1. Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.

2. Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as tarefas.

3. Troque idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.

4. Oriente, a correção fica a cargo do professor. Importante: não vale apagar o erro de seu filho. Quem deve fazer isso é o professor. Aponte os erros (torne o erro construtivo).

5. Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso. Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.

6. Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas a equívocos.

7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.

8. Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas à escola. Lavar a louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos são tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as obrigações domésticas.

9. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou, procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despotencializar a professora e, conseqüentemente, a tarefa de casa e seus objetivos.

10. Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites e conhece suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades.



"Depende de nós
Se este mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá..."
























Substantivos próprios- comuns
1) Leia com muita atenção o quadro e transcreva o que se pede.

livro, rapaz, Brasília, Andréia, fome, fada, clube, amor, peixe, beleza, raiva, dor, motorista, dragão, Espanha, rapidez, coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel

a) substantivos que dão nomes a lugares:

______________________________________________________

b) substantivos que dão nomes a objetos, animais ou plantas:

_____________________________________________________________________________________________________________________________
c) substantivos que nomeiam seres humanos:

___________________________________________________

d) substantivos que designam seres imaginários:

________________________________________________

e) substantivos que nomeiam sentimentos:

_____________________________________________________

f) substantivos que dão nomes a qualidades ou características:

____________________________________________________________________________________________________________________________
g) substantivos que nomeiam sensações físicas:

_________________________________________________

h) substantivos que designam ações:

__________________________________________________________

2) Transcreva do quadro do exercício anterior:

a) dois substantivos próprios: _______________________________________________________________

b) dois substantivos comuns: ________________________________________________________________


3) No que diz respeito à primeira letra, qual a diferença de grafia (escrita) entre os substantivos próprios e os comuns?

____________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

4) Acrescente aos substantivos destacados as características indicadas nos parênteses. Se necessário, modifique a forma da(s) palavra(s) que você vai acrescentar. Veja o exemplo:

Ana colheu flores. (vermelho) Ana colheu flores vermelhas.

a) Maria entrou num jardim. (florido) ________________________________________________________

b) As crianças colheram laranjas. (saboroso / maduro) __________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Na praça havia muitas crianças. (esperto / alegre) ____________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.

a)O velho usava um chapéu grande.

b)As crianças caminhavam felizes pelas ruas.

c) D. Teresa tinha umas idéias malucas.

d) O bom aluno consegue bons resultados.

e) A garota ficou nervosa com o irmão.

f) Encontrei um pobre cãozinho abandonado.

g) As crianças pequenas estavam alegres.

h) Aquele garoto tem cabelos ruivos e longos.

6) Faça o que se pede.

a) Copie a frase em que a palavra doces é adjetivo.

a) As mangas doces eram colhidas pelas crianças.
b) Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.

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b) Copie a frase em que a palavra velho é adjetivo.

a) Um velho apareceu na rua.
b) Um homem velho apareceu na rua.

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c) Copie a frase em que a palavra estranho é adjetivo.

a) As crianças chegaram a lugar estranho.
b) Um estranho pediu-nos algumas informações.

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7. Leitura e produção de texto com autonomia

A professora Selma está organizando com os seus alunos uma enciclopédia de animais. Juntos já leram muitos textos informativos sobre diversos animais e foram ao zoológico fazer uma pesquisa.
Hoje ela solicitou que os alunos produzissem um texto informativo a partir da ficha técnica que organizaram na visita ao zoológico.


Ficha Técnica
Animal: Preguiça
Características:
Mamífero
Peso máximo: 8 KG
Pés com 3 dedos
Período de gestação: 120 a 180 dias
Um filhote por ano
Fica horas sem se mexer
As reações, a digestão e a respiração são lentas
Localização: Florestas Tropicais
Alimentação: Folhas, frutos e brotos de algumas árvores
Hábitos: Noturnos
Vive em pequenos bandos nas florestas
Dorme de dia pendurado nas árvores


Pedro recebeu a Ficha Técnica acima e escreveu o seguinte texto:

O Bicho Preguiça
O bicho preguiça vive nas florestas tropicais. É um mamífero de hábitos noturnos que passa o dia dormindo pendurado nas árvores. Fica horas sem se mexer e por isso suas reações, sua digestão e até sua respiração são lentas. Se alimenta de folhas, frutos e brotos de algumas árvores e pesa no máximo 8 kg. A fêmea tem um filhote por ano e seu período de gestação é de 120 a 180 dias.
Pedro Lourenço

Agora leia a Ficha Técnica sobre o Lobo-Guará e escreva um texto informativo sobre o animal, como fez o Pedro.


Ficha Técnica
Animal: Lobo-Guará
Características:
Carnívoro
Veloz
Parece mais uma raposa do que um lobo
Peso: 30 KG
Período de gestação: 66 dias
2 a 5 filhotes
Alimentação: Pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e insetos
Localização: Nos campos do Centro-Oeste do Brasil
Hábitos: Noturnos
Comportamento solitário


O Lobo-Guará

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Texto Informativo - Produção de texto
PRODUÇÃO DE TEXTO
Produzir é realizar, criar, fabricar.
O texto pode ser um desenho, uma palavra , uma frase ou um conjunto de todas estas normas de registro e expressão que, dentro de um contexto, transmitem um significado ou uma idéia.
Produzir textos é inerente à criança. Antes mesmo de conhecer letras, ela conta um fato , descreve um passeio, dita regras de uma brincadeira, entre outras coisas. Em sua rotina, ela produz texto oral.
Na escola, a criança precisa obedecer a regras de espaço, seqüência e lógica , aliadas às regras ortográficas e gramaticais não definidas por ela. Algumas vezes, o aluno não escreve porque não sabe o que, ou sobre o que quer escrever, ou porque não está motivado, independentemente de saber escrever ou não. Outras vezes, ele escreve apenas para satisfazer uma exigência do professor. Assim , a criança se nega a produzir, ou não se esforça muito para isso. Começa aí o bloqueio: escreve pouco, ou não escreve.
A criança passa por fases de produção, todas igualmente importantes para ela. O professor deve requerer as produções dos alunos de maneira gradativa, no que se refere à dificuldade de execução.
Para a criança chegar a elaborar um texto individualmente, com forma e conteúdos próprios, precisa, antes, trabalhar textos coletivamente, ou em pequenos grupos, sob a orientação do professor, com base em modelos de escrita corretos e variados quanto à forma ( poesia, contos, música, trava-língua etc).
A produção de texto não deve ser trabalhada isoladamente, mas de forma interdisciplinar.
As produções deverão ser arquivadas em um caderno específico, de maneira que o progresso do aluno possa ser percebido e avaliado com maior segurança pelo professor e pelo próprio aluno.

Sugestões:
- Escrever seu nome e desenhar o seu retrato.
- Desenhar o pai ou a mãe e escrever “meu pai” ou “minha mãe” de acordo com o desenho.
- Desenhar sua família e escrever os nomes.
- Desenhar sua casa, sua família e escrever os nomes
- Desenhar seus amigos e escrever seus nomes.
- Desenhar seus brinquedos e escrever os nomes.
- Escrever a respeito do brinquedo ou da brincadeira de que mais gosta.
- Escrever sobre seu animal preferido e depois fazer o desenho.
- Fazer o desenho de um animal de que tem medo e escrever sobre ele.
- Desenhar sua classe e seus colegas e escrever sobre eles.
- Fazer um desenho com base numa história contada e copiar o título.
- Depois de ouvir uma história, fazer o desenho e escrever o que quiser sobre ela.
- Escrever o que quiser sobre uma data comemorativa.
- Observando um desenho, escrever uma história sobre ele.
- Montar personagens com material de sucata e , em grupo, produzir uma história oral. Desenhar os personagens utilizando sucata e transcrever a história.
- Fazer uma história tomando por base um Banco de Palavras. A classe decide sobre o que vai escrever, e sugere as palavras que entrarão na história. O professor escreve-as num papel manilha ou na lousa para que as crianças possam recorrer a elas durante a produção.
- Recortar letras de jornais e revistas; montar seu nome e escrever uma frase ou um texto.
- Recortar letras e formar uma palavra. Em seguida, fazer um desenho e escrever uma frase ou um texto que se refira à palavra formada.
- Desenhar um meio de transporte e escrever sobre ele.
- Escrever sobre um profissional que esteve na escola ( jardineiro, vidraceiro, entregador de merenda, guarda etc).As crianças fazem perguntas diretamente à pessoa e depois escrevem um texto.
- Escrever sobre um fato da atualidade ( ecológico, social, político, policial etc).O professor pode aproveitar uma notícia de jornal ou uma pergunta de um aluno para propor o tema.
- Ouvir uma história contada pelo professor e escrever sobre ela.
- Depois de assistir a um filme em vídeo, escrever a história.
- Escrever sobre “O que gostaria de ser quando crescer”e desenhar.
- Escrever sobre um recorte de revista. O professor seleciona alguns recortes e cola em folhas; a criança escolhe aquele sobre o qual escreverá.
- Escolher uma figura, recortar e colar em uma folha. Em seguida, escrever sobre ela.
- Escolher uma letra, recortar e colar em uma folha. Em seguida, escrever sobre ela.
- Fazer uma montagem e escrever sobre ela.
- Escrever sobre uma cor. O professor recorta pedaços de papel colorido de revistas e cola em folhas de linguagem. O aluno escolhe a cor sobre a qual quer escrever.
- Escrever sobre uma figura: o professor recorta uma parte de uma figura de objeto, animal, alimento ou brinquedo e cola em uma folha. O aluno deve identificar a figura ( distinção parte/todo) e escrever sobre a parte ou sobre o todo.
- Escrever sobre palavras recortadas e coladas em folhas: a criança escreve o que quiser a respeito da palavra.
- Escrever sobre um assunto de Ciências e Saúde e montar um livro. O professor promove e coordena uma discussão sobre o tema. Em seguida, as crianças fazem um texto coletivo e transcrevem para o livro, onde fazem as ilustrações. Ao terminar, cada criança terá o seu livro.
- Em grupos pequenos de alunos, escrever uma lista de dez palavras e fazer uma produção.
- Escrever sobre figuras seqüenciadas.
- Montar um livro com recortes de jornal ou revista. Por exemplo, a criança resolve fazer um livro sobre frutas: ela recorta e cola uma figura em cada página e escreve uma frase sobre a fruta ou apenas o nome dela.
- Montar um livro: recortar letras, formar palavras e desenhar. Por exemplo, o aluno decide fazer um livro sobre animais: ele recorta as letras t, p, a , o, de qualquer forma, cor ou tamanho. Em seguida, forma a palavra pato, colando as letras na folha, e faz a ilustração, repetindo o processo em todas as páginas do livro.
- Fazer um livro sobre o arco-íris: cada folha terá uma cor pintada ou um recorte colorido de tecido, papel, plástico etc. O aluno escreve o nome da cor e o que ela significa para ele.
- Escrever um bilhete para o professor e assinar. Se possível, o professor responderá a todos os bilhetes.
- Fazer o Jornal da Classe. Cada aluno faz um trabalho que pode ser produção, cruzadinha, adivinhações, receita, desenho para ser pintado, desenho para ligar os pontos etc. Sob a orientação do professor, eles selecionam os trabalhos e montam o jornalzinho. Cada aluno transcreve seu trabalho para folha e assina. O professor pode contribuir com alguma atividade.
- Escrever um livro. O professor dobra as folhas de papel sulfite no meio, formando o livro, e grampeia. Cada aluno escreve sua história e transcreve cada frase em uma página, faz os desenhos, elabora a capa, escreve o título e assina.
Escrever comentários baseados nas fichas de animais do chocolate Surpresa. O professor lê as informações da ficha, os alunos comentam e escrevem seus textos.
- Fazer um desenho com materiais artísticos e escrever sobre ele.
- Escrever um bilhete para um colega. O professor escreve um nome em folhas que serão sorteadas entre as crianças. Cada aluno escreve o bilhete para o colega sorteado. O professor faz a entrega e os alunos têm que identificar quem foi que escreveu o bilhete.
- Contar um sonho que teve e escrever sobre ele.
- Escrever sobre uma experiência vivenciada. Por exemplo, um passeio à feira, ao zoológico etc.
- Escrever sobre uma palavra-surpresa. As crianças escrevem algumas palavras em pequenos papéis e colocam numa caixa: o Tesouro de Nomes. De vez em quando, uma criança sorteia uma palavra que será tema de uma produção.
- Escrever sobre um animal que foi trazido para a classe. Um aluno, ou alguém da escola, traz, escondido um animal e não diz qual é. As crianças conversam com o dono para saber os hábitos, a alimentação, a utilidade e outras características do animal, tentando após a exploração, descobrir qual é. As informações são complementadas pelo professor como conteúdo de Ciências. Em seguida, as crianças fazem um banco de palavras.
O depoimento, a seguir, foi dado pelo aluno Rafael à sua professora e demonstra bem como ocorre, para ele, o processo de produção de texto. Rafael foi incentivado a criar e a produzir textos desde o início da 1ª série.
“ Às vezes, professora, por exemplo, vendo os desenhos, começo a juntar algo dos desenhos com outras imagens que eu já vi. Aí, vem uma história inteirinha na minha cabeça. Parece que estou fazendo um filme...
Estou pensando em fazer um livro em casa”.



















MENINO MULTICOLORIDO

Eu sou um menino multicolorido.
É, eu sou de todas as cores por dentro.
Sou misturado. Meu sangue é feito do sangue de muitas raças.
Minha mãe disse que quem tem avós de raças diferentes é mis . . . mis . . . Esqueci! É um nome complicado. Prefiro pensar que sou multicolorido. Tenho sangue de francês, de negro, de espanhol e de índio.
Por fora eu sou branquinho, de cabelo claro. Por dentro, sou europeu, preto, mulato, mestiço.
Acho que é por esse motivo que eu gosto tanto dos índios do Brasil.
Gosto deles porque eu sou um pedaço índio e porque eles estão deixando de ser índio por inteiro. É que as pessoas brancas aqui do Brasil, já faz tempo, que estão enganando e destruindo eles, os donos da terra.
Eu vi na televisão os índios xavantes em Brasília. Eles estavam querendo que o presidente ajudasse todos eles a não desaparecerem.
Fiquei muito aborrecido. Vai chegar o dia em que não vai ter mais índio no Brasil.
Nesse dia, o Brasil vai ficar bem pequenino e não vai mais ser tão bonito, porque quem faz a nação são as pessoas da terra.
Nesse dia, eu vou ficar triste para sempre. Sei que vou ficar branquinho de raiva.
Alberto Rodrigues Alves

. Leitura silenciosa; leitura oral pelo professor; leitura individual pelos alunos.
. Discussão em torno das idéias apresentadas no texto.

2.1. Estudo do texto

1) “Eu sou um menino multicolorido.
É, sou de todas as cores por dentro.”
A palavra “cores” significa ___________________ .

2) Segundo o próprio menino, como ele era “por dentro”? E por fora?]

3) “Acho que é por esse motivo que eu gosto tanto dos índios do Brasil.”
O motivo a que ele se refere é:
( ) Os índios são os donos da terra.
( ) Tenho sangue de índio.
( ) Os índios são bons.

4) Segundo o texto, os índios estão deixando de ser índio por inteiro. Por que isso está acontecendo?

5) Os nossos índios vão acabar.
Transcrever o trecho que mostra as conseqüências desse fato.

6) Copie do texto a frase que fala da reação do menino diante do desaparecimento dos índios.




2.2. Extrapolação do texto

1) Você também é nação brasileira. Procurar no texto uma frase que afirme isso.

2) O texto diz que os índios são os verdadeiros donos da terra. Você concorda com isso? Por quê?


2.3. Produção

1) Escolher um trecho do texto que você achou interessante e fazer a ilustração correspondente.

2) Você deverá redigir uma carta ao “povo brasileiro” , escolhendo uma das opções propostas:

a) Você é uma criança indígena que manifesta-se publicamente nessa comemoração do “descobrimento” do Brasil pelos portugueses.

b) Você é uma criança que tem consciência dos problemas brasileiros, e manifesta-se publicamente, expressando seus sentimentos e suas preocupações.


2.4 Apresentação dos trabalhos: todos os trabalhos deverão ser apresentados em sala de aula e expostos em mural no pátio da escola.


2.5 Apresentação no auditório da escola: a turma deverá escolher um trabalho a ser apresentado no auditório.
O aluno ao ler a carta, no caso de ser escolhida a carta da personagem indígena, deverá caracterizar-se como tal juntamente com um grupo de colegas também caracterizados. Caso a carta escolhida seja de uma criança comum, os alunos deverão se apresentar de uniforme.



Obs: As cartas deverão ser feitas primeiramente no rascunho e, após correção do professor, deverão ser reescritas no caderno e em papel próprio para exposição.



2.6 Atividades complementares relacionadas ao assunto. (Construção de frases)




















Sinônimos e antônimos
Ache o sinônimo das palavras:
Ache o antônimo das palavras:
Ganhar
Pobre
Apreciar
Arrumar
Decidiu:
Quente
mau
Rir
Calmo
Leve
Cerrar:
Mau
Contente
Azedo
Interrogar:
Triste
Divertido:
Mal
Corajoso:.
Brilhante
Saborosa
Pouco
Rezando:
Começo
Caminhar
Responder
Tranqüila
Barulho
Vadio:
Paz
Longe:
Mais
Auxiliar
Perto
Residência:
Anão


Gostar – ruim – fechar – alegre – orando – andar – casa – deliciosa – preguiçoso – ajudar – sossegada – distante - receber – perguntar – valente – engraçado – resolveu – tranqüilo -
Rico – desarrumar – fim – silêncio – gigante – longe – menos – frio – bom – doce – chorar – muito – alegre – opaco – bem – guerra – perguntar – pesado