quinta-feira, 19 de maio de 2011

FIGURAS DE LINGUAGEM

Figuras de Estilo:

.

As figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos de que se vale quem fala ou escreve, para dar à obra escrita maior expressividade, emoção e ênfase.

As principais figuras de estilo são:

.



Metáfora
Zeugma
Silepse

Comparação
Pleonasmo
Antítese

Metonímia
Polissíndeto
Ironia

Sinédoque
Acacoluto
Eufemismo

Catacrese
Onomatopéia
Hipérbole

Elipse
Reticência
Prosopédia


- Metáfora: Significa transposição. Consiste no uso de uma palavra ou expressão em outro sentido que não o próprio, tendo como parâmetro a íntima relação de semelhança entre coisas e fatos. Exemplo: Primavera da vida. (refere-se à mocidade)

- Comparação: Consiste em comparar dois termos, em que vem expressos termos comparativos, constituindo-se em intermediário entre o sentido próprio e o figurado. Exemplo: Este homem é bom como um anjo.

- Metonímia: Significa mudança de nome. Consiste na troca de um nome por outro com o qual esteja em íntima relação por uma circunstância, de modo que um implique no outro. Exemplo: Os trovões agradaram os agricultores (refere-se à chuva)

- Sinédoque: Consiste em alcançar ou restringir a significação própria de uma palavra. É o emprego do mais pelos menos ou vice-versa, isto é, a troca de um nome pelo outro de modo que um contenha o outro. Exemplo: No horizonte surgiu uma vela. (refere-se a um navio)

- Catacrese: É o desvio da significação de uma palavra por outra, ante a inexistência de vocábulo apropriado. Origina-se da semelhança forma entre dois objetos, dois seres. É uma metáfora estereotipada. Exemplo: Dente de alho.

- Elipse: É a omissão de um termo da frase facilmente subentendido. Exemplo: Na terra tanta guerra, tanto engano, tanta necessidade aborrecida, no mar tanta tormenta e tanto engano (Camões)

- Zeugma: É a omissão de um termo já expresso anteriormente na frase. Exemplo: Nem ele entende a nós, nem nós a ele.

- Pleonasmo: Consiste na repetição de uma mesma idéia por meio de vocábulos ou expressões diferentes. Exemplo: Resta-me a mim somente uma esperança.

- Polissíndeto: É a repetição de uma conjunção. Exemplo: E rola e rebola como uma bola.

- Anacoluto: Consiste na interrupção do esquema sintático inicial da frase, que termina por outro esquema sintático. Exemplo: Este, o rei que tem não foi nascido príncipe. (Camões)

- Onomatopéia: Consiste no uso de palavras que imitam o som ou a voz natural dos seres. Graças a seu valor descritivo, é também excelente subsídio da linguagem afetiva. Exemplo: Blim - Blom - Blim - Blom! Os sinos tocaram.

- Reticência: Consiste na proposital suspensão do pensamento, quando se julga o silêncio mais expressivo que as palavras: Exemplo: Nós dois... e, entre nós dois, implacável e forte.

- Silepse: Refere-se à concordância ideológica, sendo feita não com o elemento gramatical expresso na frase, mas sim com a idéia, com o sentido real. Exemplo: Vossa majestade mostrou-se generoso. (majestade = feminino generoso = masculino)

- Antítese: Consiste na exposição de uma idéia através de conceitos ou pensamentos opostos, quer fazendo confrontos, quer associando-os. Exemplo: Se mãe é ter o mundo e não ter nada. (Olavo Bilac)

- Ironia: Consiste no uso de uma expressão, pela qual dizemos o contrário do que pensamos com intenção sarcástica e entonação apropriada. Exemplo: A excelente mulher era especialista em humilhar as pessoas.

- Eufemismo: Consiste no uso de uma expressão em sentido figurado para suavizar, atenuar uma expressão rude ou desagradável. Exemplo: Ficou rico por meios ilícitos (refere-se a roubo)

- Hipérbole: Consiste em exagerar a realidade, a fim de impressionar o espírito de quem ouve. Exemplo: Ele se afogava em um dilúvio de cartas.

- Prosopopéia ou Personificação: Consiste na personificação de coisas e evocação de deuses ou de falecidos. Exemplo: As estrelas disseram-me: aqui estamos.