segunda-feira, 2 de maio de 2011

PROJETO PÁSCOA

PROJETO: PASCOA
                     
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Justificativa: A Páscoa é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa visando resgatar valores que estão se perdendo com o tempo em razão dos apelos comerciais, pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates e o carinho é o que vale mais.

Objetivo geral: Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.

Objetivos específicos:
• Conhecer o significado de “Páscoa”;
• Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
• Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
• Trabalhar, adquirir e transmitir a solidariedade, afetividade e a socialização, integrando com uma turma e propagando os valores de partilha, cooperação;

Metodologia:
• Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
• Visualização dos símbolos da Páscoa através de cartazes.
Contação de história “ A fada do chocolate”
Culminância: lembrancinha de pascoa para cada criança.





Roteiro teatral "O Reino das Fadas Chocolate

Monique Saliba
*
(Narrador) Era uma vez um reino encantado, nele viviam fadas encantadas que chamavam Fadas Chocolate. As fadas eram as guardiãs de todo o chocolate que era fornecido para todo o mundo. Elas cuidavam para que não faltasse jamais chocolate para todas as crianças. Adoravam dançar e encantar a todos com magia e alegria e traziam em sua varinha mágica a doçura e o afeto. A fabricação do chocolate estava a todo vapor, pois a páscoa estava chegando e as fadinhas tinham que fornecer o chocolate para os ovinhos.
 (Narrador) Mas numa noite escura, apareceram uns bruxos, horrorosos e narigudos e fizeram uma terrível maldição e acabaram com todo o chocolate das doces fadinhas. Não tinha mais chocolate, como as fadinhas iriam fazer para fornecer o chocolate para a páscoa que estava chegando?

(Narrador) As lindas borboletas vendo tudo aquilo resolveram ajudar, voaram bem depressa atrás dos coelhinhos para que pudessem ajudar a encontrar uma maneira de salvar aquele lindo reino. E logo encontraram os coelhinhos que estavam escondidinhos dentro das suas toquinhas comendo uma cenourinha bem fresquinha.

 (Narrador) Os coelhinhos quando souberam que os bruxos tinham feito com o doce reino, se reuniram depressa e logo foram ajudar.  Cada coelhinho trazia uma cor que representava os bons sentimentos, o coelhinho laranja trazia a amizade, o coelhinho amarelo trazia a alegria, o coelhinho marrom trazia a doçura, o coelhinho vermelho trazia o amor e o coelhinho bege trazia a paz.
Conversaram com os bruxos e expressaram todos esse sentimentos de paz, amor, alegria, união e carinho com cada cor que tocava no coração daqueles bruxos malvados.
(Dançam os coelhinhos coloridos com a Música Coelhinhos Pintadinhos (Narrador) Os bruxos pensaram bem e desfizeram o feitiço devolvendo todo chocolate novamente para as fadinhas Chocolate que puderam com muito amor, carinho, paz e união fornecer todo o chocolate necessário para os ovinhos da páscoa.

(Dançam todos com a Música Vamos Construir do CD Sandy e Junior)
(Narrador) A paz, o amor, a alegria, a união e o afeto voltaram a reinar! Como os coelhinhos demonstraram tanta amizade agora são os responsáveis por levar os ovinhos para todas as crianças do mundo...