segunda-feira, 25 de julho de 2011

BIBLIOGRAFIA DE ALGUNS AUTORES E AUTORAS

RUTH ROCHA


RUTH ROCHA É UMA BRASILEIRA MUITA QUERIDA E DE QUEM TODOS NOS ORGULHAMOS. AUTORA DE CENTENAS DE LIVROS, MUITO DELES TRADUZIDOS, ELA RECEBEU TODOS OS MAIS IMPORTANTES PRÊMIOS LITERÁRIOS, DENTRE ELES O DISPUTADÍSSIMO PRÊMIO MONTEIRO LOBATO, CONCEDIDO PELA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. RUTH ROCHA É NOME DE ESCOLAS, BIBLIOTECAS, SALA DE LEITURA. OS LIVROS DE RUTH SÃO INTELIGENTES E BEM-HUMORADOS COMO ELA.
O ENGRAÇADO É QUE RUTH NÃO PENSAVA EM SER ESCRITORA: TINHA ESTUDADO SOCIOLOGIA, TRABALHAVA NUMA ESCOLA E, SÓ QUANDO TROCOU O EMPREGO NA ESCOLA POR UM EMPREGO NUMA REVISTA, DESCOBRIU SEU INCRÍVEL TALENTO PARA ESCREVER.
E NÃO PAROU MAIS.
NA REVISTA RECREIO – ONDE ESTREOU COMO ESCRITORA – ELA FOI TEMPERANDO A MÃO PARA ESCREVER HISTÓRIAS CADA VEZ MELHORES. FOI TAMBÉM RESPONSÁVEL, JUNTO COM SÔNIA ROBATO, POR UMA GRANDE VIRADA DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA. JUNTAS, ELAS LEVARAM PARA AS PÁGINAS DA REVISTA RECREIO GENTE QUE ESTAVA COMEÇANDO, COMO ANA MARIA MACHADO E SYLVIA ORTHOF.




MÁRIO QUINTANA

O POETA, CONTISTA, TRADUTOR E JORNALISTA GAÚCHO MÁRIO QUINTANA NASCEU NA PEQUENA CIDADE DE ALEGRETE, EM 1906, E MORREU EM PORTO ALEGRE, EM 1994.
SUA POESIA É MARCADA PELA SIMPLICIDADE, PELO HUMOR SUTIL E PELAS PEQUENAS SURPRESAS, EM POEMAS QUE MUITAS VEZES NÃO TÊM MAIS DO QUE UMA FRASE. “SONHAR É ACORDAR-SE PARA DENTRO”, É TUDO O QUE DIZ UM DELES. PRECISA MAIS



CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

QUANDO CRIANÇA, TINHA FAMA DE DISTRAÍDO. MAS É QUE ESTAVA OBSERVANDO AREALIDADE PARA TRANSFORMÁ-LA EM PALAVRAS. NASCIDO EM ITABIRA, MINAS GERAIS , EM 1902, FOI FARMACÊUTICO, FUNCIONÁRIO PÚBLICO E JORNALISTA, SEM NUNCA DEIXAR A LITERATURA DE LADO.
ESCREVEU CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS. FALECEU EM 1987.



VINÍCIUS DE MORAES

POETA, CRONISTA, AUTOR DE LETRAS DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E CUJO NOME COMPLETO ERA MARCUS VINÍCIUS DE MELO MORAES, NASCEU EM 1913, NO RIO DE JANEIRO.
EXERCEU TAMBÉM A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA E A CARREIRA DIPLOMÁTICA: FORMADO PELA FACULDADE DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO. NA OPINIÃO GERAL DA CRÍTICA, “É UM DOS POETAS MAIS FAMOSOS DO PAÍS”.
ALGUMAS DE SUAS COMPOSIÇÕES MUSICAIS ALCANÇARAM ÊXITO NO BRASIL E NO EXTERIOR, ENTRE ELAS: GAROTA DE IPANEMA.
FALECEU EM 1980, NO RIO DE JANEIRO.




MONTEIRO LOBATO

ESCRITOR BRASILEIRO CUJO NOME COMPLETO ERA JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO, NASCEU EM 1882, EM TAUBATÉ, SÃO PAULO.
FORMOU-SE PELA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO PAULO. CÉLEBRE CRIADOR DE “JECA TATU”, SÍMBOLO DO CABOCLO BRASILEIRO DE ENTÃO, QUE VIVIA AO DESAMPARO DOS PODERES PÚBLICOS.
AUTOR DOS MAIS IMPORTANTES LIVROS PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE JÁ PUBLICADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA. CRIADOR DOS INESQUECÍVEIS PEDRINHO, NARIZINHO, DONA BENTA, TIA ANASTÁCIA, A BONECA EMÍLIA, O VISCONDE DE SABUGOSA E TANTOS OUTROS. FOI PIONEIRO DA INDÚSTRIA LIVREIRA DO BRASIL. FALECEU EM 1948.




ELIAS JOSÉ

NASCIDO EM SANTA CRUZ DA PRATA, DISTRITO DE GUARANÉSIA, MINAS GERAIS, ELIAS JOSÉ É PROFESSOR APOSENTADO DE LITERATURA BRASILEIRA E TEORIA LITERÁRIA. SEMPRE GOSTOU DE ESCREVER. FEZ JORNAL DE ESCOLA, POEMAS DE AMOR, CRÔNICAS PARA JORNAIS, CONTOS... E NÃO PAROU MAIS. COM MAIS DE 40 (QUARENTA) LIVROS PUBLICADOS PARA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, ELIAS JOSÉ RECEBEU DIVERSOS PRÊMIOS, ENTRE ELEES, JABUTI E APCA. VÁRIOS DE SEUS LIVROS FORAM TRADUZIDOS E PUBLICADOS NO MÉXICO, ARGENTINA, POLÔNIA, ESTADOS UNIDOS E NICARÁGUA




HENRIQUETA LISBOA

HENRIQUETA LISBOA NASCEU COM O SÉCULO 20, EM 1901, EM LAMBARI, MINAS GERAIS E FALECEU EM 1985. AO FAZER POESIA PARA CRIANÇAS, CRIOU UM ESTILO QUE MARCAVA O PRAZER DE SABOREAR PALAVRAS, RITMOS E DESCOBRIR BELEZAS, SUPERANDO A POESIA MORALISTA E PEDAGÓGICA DA ÉPOCA. “O MENINO POETA” É SEU LIVRO DE POESIA PARA CRIANÇAS MAIS CONHECIDO.



SYLVIA ORTHOF

SYLVIA ORTHOF NASCEU NO RIO DE JANEIRO, EM 1932. ESTUDOU TEATRO EM PARIS. FOI ATRIZ PROFISSIONAL DURANTE MUITOS ANOS, TENDO INTEGRADO OS ELENCOS DO TEATRO BRASILEIRO DE COMÉDIA, ARTISTAS UNIDOS, ETC. FOI PROFESSORA DE TEATRO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E COORDENADORA DE TEATRO DO SESI. COMEÇOU A ESCREVER PEQUENOS TRECHOS DA DRAMATURGIA PARA SEUS ALUNOS. EM 1975, GANHOU EM 1º LUGAR NO CONCURSO NACIONAL DE DRAMATURGIA INFANTIL GUAÍRA, DO PARANÁ, COM O TEXTO “A VIAGEM DE UM BARQUINHO”. EM 1981, A CONVITE DE RUTH ROCHA, SEU TEXTO FOI PUBLICADO PELA REVISTA RECREIO, DA EDITORA ABRIL.
TUDO O QUE ELA ESCREVEU É DE ALTA QUALÇIDADE E MUITO DIVERTIDO. GANHOU DIVERSOS PRÊMIOS E EDITOU MAIS DE OITENTA TÍTULOS, ENTRE ELES ESTÃO: A VIAGEM DO BARQUINHO, EU CHOVO, TU CHOVES ELE CHOVE, UMA HISTÓRIA DE TELHADOS (1981), RABISCOS OU RABANETES (1981), MARIA VAI COM AS OUTRAS (1982), HISTÓRIAS CURTAS E BIRUTAS (1982), A VACA MIMOSA E A MOSCA ZENILDA (1982). FALECEU EM 1997, EM PETRÓPOLIS, RIO DE JANEIRO.



CECÍLIA MEIRELES

A CARIOCA CECÍLIA MEIRELES (1901-1964), TAMBÉM EDUCADORA E JORNALISTA, É INTERNACIONALMENTE CONHECIDA COMO UMA DAS VOZES MAIS QUALIFICADAS DE NOSSA POESIA. FOI CRIADORA DA PRIMEIRA BIBLIOTECA INFANTIL BRASILEIRA E ESTUDIOSA DO FOLCLORE. SUA POESIA É MUITO PESSOAL, COM UMA SENSIBILIDADE SUTIL E MUSICAL, QUE TEM CORAGEM DE MERGULHAR FUNDO NO EXAME DA CONSCIÊNCIA E DE SEUS MISTÉRIOS. MAS TAMBÉM TEM UM OUTRO LADO, MAIS VOLTADO PARA FORA E PARA O EXAME DA REALIDADE HISTÓRICA, QUE NOS DEU UMA OBRA-PRIMA, “O ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA”.
SEMPRE SE PREOCUPOU COM A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, COMO PROFESSORA E COMO ESCRITORA. PUBLICOU MUITOS TEXTOS: ALÉM DE LIVROS DE POESIA, FEZ CRÔNICAS, ENSAIOS, ARTIGOS E TRADUÇÕES. MAS SUA POESIA É A MELHOR COISA QUE ELA OFERECEU AO MUNDO. SEU LIVRO MAIS CONHECIDO E PREMIADO É “OU ISTO OU AQUILO”.
OS VERSOS DE CECÍLIA ENTRAM PELOS OLHOS, PELOS OUVIDOS, PELOS POROS, POR TODOS OS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE. ELA NASCEU EM 1901 E MORREU EM 1964, NO RIO DE JANEIRO.




MARINA COLASANTI

MARINA COLASANTI NASCEU NA ETIÓPIA (HOJE CHAMADA ERITRÉIA), QUE FICA NO NORTE DA ÁFRICA. AINDA BEM PEQUENA, FOI COM A FAMÍLIA PARA A ITÁLIA; DEPOIS, POR CAUSA DA GUERRA, VEIO PARA O BRASIL. AQUI, ESTUDOU BELAS ARTES, TRABALHOU COMO JORNALISTA, TRADUZIU LIVROS DE POESIA, PROSA, LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS. “UMA IDÉIA TODA AZUL” É UM LIVRO DE CONTOS QUE GANHOU O PRÊMIO O MELHOR PARA O JOVEM, DA FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL.



HENRIQUETA LISBOA

HENRIQUETA LISBOA NASCEU COM O SÉCULO 20, EM 1901, EM LAMBARI, MINAS GERAIS E FALECEU EM 1985. AO FAZER POESIA PARA CRIANÇAS, CRIOU UM ESTILO QUE MARCAVA O PRAZER DE SABOREAR PALAVRAS, RITMOS E DESCOBRIR BELEZAS, SUPERANDO A POESIA MORALISTA E PEDAGÓGICA DA ÉPOCA. “O MENINO POETA” É SEU LIVRO DE POESIA PARA CRIANÇAS MAIS CONHECIDO.