segunda-feira, 26 de setembro de 2011

BULLYING

Tudo sobre Bullying

Pesquisa realizada em 2008 em seis estados brasileiros apontou que 70% de 12 mil alunos consultados afirmaram ter sido vítimas de violência escolar. Entre as formas mais comuns, está o bullying, comportamento que inclui atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro. Nesta página, você encontra reportagens, artigos e sugestões de leitura para saber mais sobre o que está por trás deste problema e como enfrentá-lo de forma eficiente.
A revista nova escola possue em seu site uma relação de artigos sobre este tema tão debatido por pais, alunos e educadores.
Realmente, qual será o motivo que leva uma pessoa a destratar outra?
Eu como mãe, pedagoga e dentre pouco tempo psicopedagoga, tento realmente entender o que de fato faz com que crianças e adolescentes pratiquem maldades na vida de outro ser humano. O que os leva a isso? O que ganham? Sentem algo bom?
Por causa do bullying meu filho João repetiu de ano e neste ano de 2011 está em novo colégio, onde mais uma vez passou por este constrangimento. Digo passou por que acredito que tenha de fato passado, pois tive que intimar a escola a tomar providências.
Não agi como educadora, agi como mãe. Como orientação dada a poucas semana em rede nacional de televisão, disse que continuando a perseguição, levaria o caso a policia. Bem, resumindo o texto, meu filho disse que no dia seguinte o menino foi se desculpar com ele e desde então as coisas estão tranquilas.
Os pais não podem ficar omissos achando que somente à escola tem o dever de fazer algo. Os pais também tem grande parcela de culpa, pois devem orientar seus filhos a serem pessoas com ética. Não fazerem ou falarem nada que não gostariam que fizessem com eles. É isso e um pouco mais que oriento aos meus.
A educação vem de casa. Como pais não devemos sobrecarregar as escolas a terem que fazer aquilo que é nosso dever e obrigação.
Lu Moraes

.
ttp://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/tudo-bullying-433208.shtml