quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ESTADOS BRASILEIROS + DISTRITO FEDERAL

Acre


Hino
Que este sol a brilhar soberano...
[+]
Capital Rio Branco
Área Total
152.581,388 km²
Sigla
AC
Região
Norte
População
686.652 hab (2006)



Situa-se no sudoeste da região Norte e tem como limites o Amazonas a norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. Seus rios mais importantes são:
- Tarauacá
- Muru
- Embirá
- Xapuri
- Juruá
- Rio Purus
- Rio Acre



A maior parte do Acre é formada por mata intocável, protegida principalmente pelo estabelecimento de florestas de proteção integral, reservas indígenas e reservas extrativistas.



Até 1903, a região do Acre foi disputada pelo Brasil, Bolívia e Peru, quando então o Brasil comprou a essa região dos bolivianos por 2 milhões de libras esterlinas, acabando com a disputa. O Acre só passou a ser considerado um estado brasileiro em 1962, quando atingiu o desenvolvimento necessário.



A economia do Acre é baseada no extrativismo (coletas do que a natureza oferece, sem a preocupação de cultivar tais recursos). O Acre, devido a suas grandes preocupações com a exploração da Amazônia, recebeu em 2002 a certificação florestal mais importante do mundo, o “selo verde”, por fazer retiradas de madeira causando o mínimo de agressões possíveis à natureza, na região do Xapiru. O estado é o maior produtor brasileiro de borracha e tem como destaque da economia o setor de serviços. O principal meio de transporte é por meio dos rios.


Alagoas



Hino
Alagoas, Estrela radiosa...[+]
Capital
Maceió
Área Total
27.767,661 km²
Sigla
AL
Região
Nordeste
População
3.015.912 hab (2005)



Composto por 102 municípios, Alagoas situa-se a leste da região Nordeste, tendo como limites Pernambuco a norte e noroeste, Sergipe ao sul, Bahia ao sudoeste e oceano Atlântico a leste. Atualmente, a atividade econômica que mais cresce no estado é o turismo, sendo a capital Maceió uma das mais visitadas da região nordeste. Outras atividades que desempenham papel importante na economia de Alagoas são:



•Agricultura: cultivo de produtos como o abacaxi, o côco, a cana-de-açúcar, o feijão, o fumo, a mandioca, o arroz e o milho.
•Pecuária: criações de eqüinos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.
•Extrativismo: reservas minerais de sal-gema, gás natural, além do petróleo.
•Indústria: produção de açúcar e álcool, de cimento e processamento de alimentos.


Por muito tempo, a agropecuária foi a principal atividade da economia alagoana, porém hoje representa apenas 10,3% da mesma. Essa redução ocorreu porque o governo na década de 1960 passou a diversificar os investimentos, aplicando na exploração do sal-gema e na produção de petróleo.



Amapá

Hino
Eia! Povo destemido...[+]
Capital
Macapá
Área Total
142.814,585 km²
Sigla
AP
Região
Norte
População
615.715 hab (2006)



Situa-se a nordeste da região Norte e tem como limites a Guiana Francesa a norte, o Oceano Atlântico a leste, o Pará a sul e oeste e o Suriname a noroeste. É o estado brasileiro mais bem preservado, mantendo intacta quase a totalidade da floresta Amazônica, que cobre 90% de seu território. O estado possui uma população urbana de 89%, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.



A economia do Amapá possui pouca participação no PIB nacional e se concentra basicamente na extração da castanha-do-pará, de madeira e na mineração de manganês. O estado é um dos maiores compradores dos produtos do Pará, estado ao qual é muito ligado. Macapá e o Amapá consomem produtos alimentícios e de outros gêneros principalmente da região do Marajó (Pará).



Amazonas



Hino
Nas paragens da história o passado...[+]
Capital
Manaus
Área Total
1.570.745,2 km²
Sigla
AM
Região
Norte
População
3.332.330 hab (2006)



O Amazonas é a mais extensa das unidades federativas do Brasil. Tem como limites a Venezuela e Roraima a norte, o Pará a leste, o Mato Grosso a sudeste, Rondônia a sul, o Acre a sudoeste, o Peru a oeste e a Colômbia a noroeste. Um quarto do total de índios do Brasil vive no Amazonas e sua cultura tem fortes influencias indígenas e nordestinas. A economia do estado é baseada na indústria, no extrativismo, mineração e pesca. Em relação ao extrativismo, grande impulso na vida econômica e na colonização da região amazônica foi dado com a exploração do látex, durante o ciclo da borracha.



O Amazonas é o único estado brasileiro que possui a indústria como o foco da economia. Em 1967 foi criada a Zona Franca Manaus, para estimular o desenvolvimento da indústria por meio de incentivos fiscais. Assim, entre os anos de 1965 e 1975 a renda anual do estado cresceu 147%. A maior parte do transporte de pessoas e cargas é feita pelos rios Madeira, Negro e Amazonas.



Bahia


Hino
Nasce o sol a 2 de julho...[+]
Capital
Salvador
Área Total
564.692 km²
Sigla
BA
Região
Nordeste
População
13.950.146 hab (2005)



A Bahia é o estado mais populoso da região Nordeste. Situa-se ao sul dessa região e faz divisa com oito estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Piauí ao norte, Minas Gerais e Espírito Santo ao sul, Goiás e Tocantins a Oeste. Ao leste, faz divisa com o Oceano Atlântico. Logo, a Bahia é o estado que mais faz divisa com outras unidades da federação.



Possui uma importante indústria petroquímica e tem a mais extensa faixa litorânea do Brasil, além da maior concentração de números relativos de negros e mulatos do Brasil. Tem grande influência da cultura africana: a música, culinária, religião e o modo de vida de sua população apresentam grande contribuição dos escravos africanos.



Na economia, a Bahia é o sexto estado brasileiro em riqueza, realizando mais da metade das exportações do Nordeste. A economia do estado baseia-se na indústria (química, petroquímica, informática e automobilística), agropecuária (mandioca, feijão, cacau e coco), mineração, turismo e nos serviços. Em Camaçari, próximo a Salvador, localiza-se um importante Pólo petroquímico e um complexo industrial da Ford Motor Company.





Ceará


Hino
Terra do sol, do amor, terra da luz...[+]
Capital
Fortaleza
Área Total
146.348,3 km²
Sigla
CE
Região
Nordeste
População
8.097.276 (2005)



O Ceará está localizado na região nordeste, tendo como limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, o Rio Grande do Norte e a Paraíba a leste, Pernambuco a sul e o Piauí a oeste. É um estado que possui grandes potencialidades turísticas, atendendo aos mais diversos tipos de turismo, como o cultural, religioso, rural, de aventura e ecoturismo. Além disso, destaca-se na economia cearense a pecuária (bovinos, suínos, caprinos, eqüinos, aves, asininos, carcinocultura e ovinos).



Na Agricultura, destaca-se o cultivo de feijão, milho, arroz, algodão, castanha de caju, cana-de-açúcar, mandioca, mamona, tomate, banana, laranja, entre outros.



Distrito Federal



Hino
Todo o Brasil vibrou...[+]
Capital
Brasília
Área Total
5.801,937 km²
Sigla
DF
Região
Centro-Oeste
População
2.333.108 hab (2005)



No Distrito Federal localiza-se a capital do país, Brasília, fundada em 21 de Abril de 1960. Até a criação de Brasília, a Capital Federal era a cidade do Rio de Janeiro.



O Distrito Federal é o menor território autônomo do Brasil e, por limitação constitucional, não pode ser dividido em municípios. É formado pela capital Brasília e por diversas regiões administrativas (RAs), como por exemplo Gama, Ceilândia, Sobradinho, Guará etc. O estado não apresenta qualquer tipo de subordinação em relação ao seu vizinho, Goiás.



Apesar do Distrito Federal não possuir capital, temos a cidade de Brasília (Capital Federal da República Federativa do Brasil) como sede de seu governo.



No Ceará lozaliza-se o Distrito Industrial de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, que é um importante complexo industrial do estado. A indústia cearense atua nas áreas de vestuário, alimentícia, metalúrgica, têxtil, química e calçadista.




Outro ponto forte da economia é a mineração (petróleo, gás natural, ferro, água mineral, calcário, argila, magnésio, granito etc), sendo que no município de Santa Quitéria existe a maior reserva de urânio do Brasil.




Espírito Santo



Hino
Surge ao longe a estrela prometida...[+]
Capital
Vitória
Área Total
46.077,519 km²
Sigla
ES
Região
Sudeste
População
3.464.285 hab (2006)



O Espírito Santo tem como limites o oceano Atlântico a leste, a Bahia a norte, Minas Gerais a oeste e noroeste e o estado do Rio de Janeiro a sul. Toda pessoa nascida no estado é conhecida como Capixaba ou Espiritossantense.



Em 1535, quando os colonizadores portugueses chegaram na Capitania do Espírito Santo e desembarcaram na região da Prainha, iniciou-se o primeiro núcleo populacional, denominado Vila do Espírito Santo. Devido aos ataques indígenas, o líder Vasco Fernandes Coutinho resolveu fundar outra vila, desta vez em uma das ilhas, que foi chamada de Vila Nova do Espírito Santo (Vitória), enquanto a antiga passou a ser chamada de Vila Velha. Houve um tempo, conhecido por poucos, em que o Espírito Santo foi anexado à Bahia, tendo portanto Salvador como capital.



Atualmente, a capital Vitória é um importante porto de exportação de minério de ferro. Na agricultura, destaque para o café, arroz, cacau, cana-de-açúcar, feijão, frutas e milho. Na pecuária, gado de corte e leiteiro. Na indústria, produtos alimentícios, madeira, celulose, têxteis, móveis e siderurgia.



O estado também possui festas famosas, como o Vital (carnaval fora de época, em novembro), a Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante e o Festival de Arte e Música de Alegre.



Goiás

Hino
No coração do Brasil, domínio da primavera,...[+]
Capital
Goiânia
Área Total
340.086 km²
Sigla
GO
Região
Centro-Oeste
População
5.619.917 hab (2005)



É o mais populoso da região centro-oeste (43% da população) e o mais central dos estados brasileiros. Goiás faz parte do planalto Central, sendo constituído por terras planas cuja altitude varia entre 200 e 1200 metros. A vegetação predominante é o cerrado.



A economia de Goiás se baseia na indústria (de mineração, alimentícia, farmacêutica, de vestuário, mobiliária, metalúrgica, madeireira), no comércio, na pecuária e na agricultura. É um dos maiores produtores de soja e milho do país.



Por meio de incentivos fiscais e formação de clusters (aglomerado de empresas do mesmo setor visando benefícios), o estado vem atraindo cada vez mais investimentos no setor industrial. Já está entre os maiores produtores de medicamentos genéricos do pais. A capital, Goiânia, concentra 1 milhão de habitantes e as principais indústrias de transformação do estado.




Maranhão


Hino
Entre o rumor das selvas seculares...[+]
Capital
São Luís
Área Total
331.983,293 km²
Sigla
MA
Região
Nordeste
População
6.184.538 hab (2006)



Situa-se no oeste da região Nordeste, tendo como limites o Oceano Atlântico a norte, o Piauí a leste, Tocantins ao sul e sudoeste e e o Pará a Oeste. É o único estado da região com parte de sua área coberta pela floresta Amazônica, apresentando importantes áreas de proteção ambiental. Em 1997, a capital São Luis foi declarada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.



A economia do Maranhão se baseia na indústria (transformação de alumínio), nos serviços, no extrativismo, na agricultura (soja, mandioca, arroz, milho) e na pecuária. Existem várias teorias para a origem do nome do estado. Porém, a mais aceita é que Maranhão era o nome dado ao Rio Amazonas pelos nativos da região antes dos navegantes europeus chegarem.



O Maranhão destaca-se também no turismo (ecológico, cultural, religioso), apresentando aos visitantes uma mescla de ecossistemas somente comparada, no Brasil, com a do Pantanal Mato-Grossense. Possui o 2º maior litoral brasileiro, superado apenas pela Bahia.




Mato Grosso


Hino
Limitando, qual novo colosso...[+]
Capital
Cuiabá
Área Total
903.357 km²
Sigla
MT
Região
Centro-Oeste
População
2.803.274 hab (2005)



É o terceiro maior estado do país em área. Situa-se a oeste da região Centro-Oeste. A maior parte de seu território é ocupado pela Amazônia Legal. Tem como limites Amazonas e Pará a norte; Tocantins e Goiás a leste; Mato Grosso do Sul ao sul; Rondônia e Bolívia a oeste.



Mato Grosso tem um fuso horário de -4 horas em relação da hora mundial GMT e tem como clima predominante o tropical superúmido de monção.



Sua economia se baseia na agricultura, na pecuária, na mineração e na indústria. Mato Grosso é um dos principais produtores e exportadores de soja do Brasil.



Mato Grosso do Sul


Hino
Os celeiros de farturas...[+]
Capital
Campo Grande
Área Total
358.158 km²
Sigla
MS
Região
Centro-Oeste
População
2.297.981 hab (2006)



As terras onde hoje se localiza o estado de Mato Grosso do Sul começaram a ser povoadas em 1830. O estado constituía a parte meridional do estado do Mato Grosso, do qual foi desmembrado por lei complementar de 1977, assinada pelo presidente Ernesto Geisel. Uma parte do antigo estado estava localizado dentro da Amazônia legal, cuja área se estendeu mais para o sul, a fim de beneficiar com seus incentivos fiscais a nova unidade da federação.



A economia do estado é baseada na agricultura, pecuária, mineração e indústria. A principal área econômica do estado do Mato Grosso do Sul é a do planalto da bacia do Paraná, com seus solos florestais e de terra roxa. Nessa região, os meios de transporte são mais eficientes e os mercados consumidores da região Sudeste estão mais próximos.



A bebida típica do estado, tomada nos encontros entre amigos, é o tereré (semelhante ao chimarrão, mas frio).




Minas Gerais



Hino
Sem hino oficial [+]
Capital
Belo Horizonte
Área Total
588.528,29 km²
Sigla
MG
Região
Sudeste
População
20.595.499 hab (2006)



É o segundo estado mais populoso do Brasil. Somente a capital, Belo Horizonte, possui em torno de cinco milhões de habitantes em sua região metropolitana. Situa-se na região sudeste e tem como limites São Paulo a sul e sudoeste, Mato Grosso do Sul a oeste, Goiás a noroeste (além de uma pequena divisa com o Distrito Federal), Espírito Santo a leste , Rio de Janeiro a sudeste e Bahia a norte e nordeste.



Minas Gerais é o terceiro estado mais rico do país, ficando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Na economia, pode ser citada a agricultura, com a produção de café, cana-de-açúcar, soja, milho, abacaxi, feijão e banana; e a pecuária, com a bovinocultura de corte, suinocultura, avicultura e a produção de leite. Os setores industrial e de serviços equilibram-se na economia do estado (45,4% e 46,3% do PIB).



O estado possui o terceiro maior parque industrial do país e tem como destaques a indústria de mineração, metalúrgica, automobilística, alimentícia, têxtil, construção civil, produtos químicos e minerais não-metálicos.




Pará



Hino
Salve, ó terra de ricas florestas...[+]
Capital
Belém
Área Total
1.247.689,515 km²
Sigla
PA
Região
Norte
População
7.110.465 hab (2006)



É o segundo maior estado do Brasil, ficando atrás apenas do Amazonas. Situa-se no centro da região Norte, tendo como limites o Suriname e o Amapá a norte, o oceano Atlântico a nordeste, o Maranhão a leste, Tocantins a sudeste, Mato Grosso a sul e Amazonas a oeste e Roraima e a Guiana a noroeste.



O Pará começou a ser colonizado pelos portugueses em 1616. Do Forte do Presépio, na baía de Guajará, em frente à ilha de Marajó, nasce a cidade de Belém, atual capital do estado.



A economia é baseada na mineração e na agroindústria, tendo como principais produtos de exportação o alumínio e o minério de ferro. O estado também lidera a extração de madeira e palmito no país. Além disso, com a recente expansão da demanda pela cultura da soja por todo o território nacional, a região sudoeste do Pará tornou-se uma nova área para a proliferação desta atividade, ao longo da rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163).




Paraíba


Hino
Salve, berço do heroísmo...[+]
Capital
João Pessoa
Área Total
56.584,6 km²
Sigla
PB
Região
Nordeste
População
3.623.266 hab (2006)



Situa-se a leste da região Nordeste, tendo como limites o Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul e o Ceará a oeste.



Em relação ao nome do estado, existem algumas teorias sobre sua origem. Alguns dizem ser um nome em tupi-guarani que teve origem em para (rio) e a'iba (ruim). Outros acreditam que provém do nome indígena Simabura versicolor, árvore abundante na região. Outra versão diz que significa "Rio que é braço de mar" (pará-ibá).



A economia do estado é baseada na agricultura (cana-de-açúcar, abacaxi, mandioca etc), na indústria (alimentícia, têxtil, sucroalcooleira), na pecuária e no turismo.




Paraná

Hino
O teu fulgor de mocidade...[+]
Capital
Curitiba
Área Total
199.709,1 km²
Sigla
PR
Região
Sul
População
10.261.856 hab (2006)



Situa-se na região Sul e tem como limites São Paulo a norte e nordeste, o oceano Atlântico a leste, Santa Catarina ao sul, Argentina a sudoeste, Paraguai a oeste e Mato Grosso do Sul a noroeste. Abriga o que restou da mata das araucárias e tem como clima predominante o subtropical úmido.



O Paraná tem um setor agropecuário bastante diversificado e altamente produtivo, além de um setor industrial crescente. É o estado maior produtor nacional de milho e o segundo de cana-de-açúcar e de soja.



Os rios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná drenam a quase totalidade do estado. Os principais cursos d’água são, além do próprio rio Paraná, o Paranapanema, o Iguaçu e o Ivaí.




Pernambuco


Hino
Coração do Brasil, em teu seio...[+]
Capital
Recife
Área Total
98.311,616 km²
Sigla
PE
Região
Nordeste
População
8.413.593 hab (2006)



Situa-se no centro-leste da região Nordeste, tendo como limites Paraíba e Ceará a noroeste, o Oceano Atlântico a leste, Alagoas e Bahia ao sul e Piauí a Oeste.



Apesar de ser um dos menores estados brasileiros, Pernambuco é um dos maiores centros turísticos do país. Na economia destacam-se a também indústria, agricultura, pecuária e criações, embora Pernambuco venha deixando de ser um estado agrícola para se transformar em um grande centro de serviços, com destaque para o comércio e o turismo.



Pernambuco possui diversas paisagens, como serras, planaltos, brejos, além de algumas das mais belas praias do Brasil na sua costa. O estado apresenta predominantemente temperaturas altas, embora o clima seja bem diversificado devido à interferência do relevo e das massas de ar.



A verdadeira origem do nome Pernambuco é desconhecida. Porém, a versão mais aceita é que o nome vem do tupi Paranã-Puca, que significa "onde o mar se arrebenta", visto que a maior parte do litoral do estado é protegida por paredões de recifes de coral.






Piauí



Hino
Salve terra que ao céu arrebatas...[+]
Capital
Teresina
Área Total
251.529,186 km²
Sigla
PI
Região
Nordeste
População
3.036.290 hab (2006)



Situa-se a noroeste da região Nordeste, tendo como limites o Oceano Atlântico ao norte, Ceará e Pernambuco a leste, Bahia ao sul e sudeste, Tocantins ao sudoeste e Maranhão a oeste e noroeste. A região do Piauí só começou a ser povoada no século XVII, quando os vaqueiros, vindos principalmente da Bahia, chegaram procurando pastos.



Seu ecossistema é semelhante o da Amazônia, com grande número de ilhas, lagoas, igarapés entre outros. A economia do estado é baseada no setor de serviços, na indústria (química, têxtil e de bebidas), na pecuária extensiva e agricultura (arroz, algodão, cana-de-açúcar, mandioca, soja).



No norte do estado, o turismo ganha destaque no litoral, nos municípios de Parnaíba e Luís Correia, assim como em parques nacionais, grande parte deles localizados no sul do estado.



Rio de Janeiro



Hino
Fluminense, avante! Marchemos...[+]
Capital
Rio de Janeiro
Área Total
43.696,054 km²
Sigla
RJ
Região
Sudeste
População
15.383.407 hab (2005)



É o menor estado da região Sudeste e possui a terceira maior população do país. Situa-se no leste da região Sudeste, tendo como limites Minas Gerais ao norte e noroeste, Espírito Santo a nordeste, São Paulo a sudoeste e o Oceano Atlântico a leste e ao sul. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro. Os habitantes ou naturais do município do Rio de Janeiro são designados pelo gentílico "carioca". Porém, o termo "fluminense" é usado também para designar algo ou alguém relacionado ao estado.



O território atual do Rio de Janeiro localizava-se em trechos das Capitania de São Tomé e de São Vicente, na época do sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil. Com o objetivo de evitar a ocupação da região pelos franceses, em 1º de março de 1565 foi fundada a cidade do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá. Em 1763, a cidade tornou-se sede do Vice-reino do Brasil e a capital da colônia. Em 1960 a capital foi transferida para Brasília.



Uma das principais fontes de receita do estado é o turismo. O carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do mundo. A sua economia é baseada também na prestação de serviços, tendo ainda uma parte significativa de indústrias e pouca agropecuária. O Rio de Janeiro possui a segunda maior economia do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, e a quarta da América do Sul.




Rio Grande do Norte



Hino
Rio Grande do Norte esplendente...[+]
Capital
Natal
Área Total
52.796,791 km²
Sigla
RN
Região
Nordeste
População
3.003.087 hab (2005)



Situa-se na Região Nordeste, tendo como limites o Oceano Atlântico a norte e a leste, a Paraíba ao sul e o Ceará a oeste. Os habitantes ou naturais do Rio Grande do Norte são designados pelo gentílico "potiguar" ou "norte-rio-grandense". Potiguar era o nome de uma nação tupi que habitava a região litorânea em que hoje se localiza o estado.



A economia do Rio Grande do Norte está em franca expansão, se baseando no comércio, na indústria têxtil, na agroindústria e no turismo, graças a um litoral de 410 km de praias. Apesar da Bahia possuir o maior litoral dentre os estados brasileiros, o do Rio Grande do Norte é o com maior projeção para o Atlântico, pois se situa em uma região onde o litoral brasileiro faz um ângulo agudo, a chamada "esquina do Brasil".



O estado é o maior exportador brasileiro de crustáceo, juntamente com o Ceará. Tem também um grande potencial de sal mineral e petróleo terrestre. Na agricultura, o destaque é a carcinocultura, a fruticultura irrigada (abacaxi, banana, melão e coco-da-baía, dentre outros) e a pecuária.




Rio Grande do Sul



Hino
Como a aurora precursora...[+]
Capital
Porto Alegre
Área Total
282.062 km²
Sigla
RS
Região
Sul
População
10.978.587 hab (2006)



O Rio Grande do Sul, o estado mais meridional do país, é o maior e o mais populoso estado da região Sul. Tem como limites Santa Catarina ao norte, o Oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul e a Argentina a oeste. É o quarto estado mais rico do país, superado apenas por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É também o quinto mais populoso e o terceiro no que diz respeiro ao IDH (índice de desenvolvimento humano).



Sua economia baseia-se na agricultura, pecuária e indústria (alimentícia, têxtil, couro e calçados, madeireira, metalúrgica e química). Além disso, o Rio Grande do Sul possui diversas opções de turismo. As praias do litoral norte, como Capão da Canoa, Tramandaí e Torres são as mais conhecidas no estado. As regiões serranas também atraem milhares de turistas, principalmente no inverno e no verão. As cidades de Gramado e Canela são famosas pelas decorações que realizam nas festas natalinas.




Rondônia



Hino
Quando nosso céu se faz moldura...[+]
Capital
Porto Velho
Área Total
237.576,167 km²
Sigla
RO
Região
Norte
População
1.562.417 hab (2006)



Situa-se na região Norte, tendo como limites o Amazonas ao norte, Mato Grosso a leste, Bolívia ao sul e oeste e o Acre a oeste.



Em 1956, com uma economia baseada na exploração de borracha e de castanha-do-pará, seu território passou a se chamar Território Federal de Rondônia, em homenagem ao militar e sertanista Marechal Rondon. Com o crescimento da sua economia e do seu povoamento, o Território passou à condição de Estado a partir de 1981.



A economia de Rondônia é baseada na agricultura e no extrativismo da madeira, de minérios e da borracha. O clima do estado é equatorial.



Roraima



Hino
Todos nós exaltamos Roraima...[+]
Capital
Boa Vista
Área Total
224.298 km²
Sigla
RR
Região
Norte
População
391.317 hab (2005)



É o menos populoso dos estados brasileiros. Roraima é também o estado mais setentrional da região norte, tendo como limites a Venezuela ao norte e noroeste, Guiana a leste, Pará a sudeste e Amazonas a sudeste e oeste.



A região de Roraima já foi integrante do Estado do Amazonas, sendo desmembrada do mesmo por um decreto de 1943, que criou o Território Federal do Rio Branco, posteriormente denominado Território Federal de Roraima (1962). Esse, foi elevado a Estado pela Constituição brasileira de 1988.



A economia do estado se baseia na agricultura, na pecuária e no extrativismo. Roraima possui o menor PIB do Brasil, o que de certa forma se deve à grande parte de sua área que constitui território indígena ou de preservação ambiental.




Santa Catarina


Hino
Sagremos num hino de estrelas e flores...[+]
Capital
Florianópolis
Área Total
95.346,181 km²
Sigla
SC
Região
Sul
População
5.866.568 hab (2005)



É o menor e menos populoso estado da região Sul. Situa-se no centro da Região Sul, tendo como limites o Paraná ao norte, o Rio Grande do Sul ao sul, o Oceano Atlântico a leste e a Argentina a oeste.



A economia se baseia na indústria, no extrativismo e na pecuária. O estado é o maior exportador de frango do Brasil. Santa Catarina tem também um grande potencial turístico, atraindo visitantes das mais variadas procedências, sobretudo de São Paulo e dos países do Prata. A principal atração para os turistas são as belas praias da ilha de Santa Catarina, assim como os balneários de Camboriú, Laguna, Porto Belo e Itajaí. Outra atração é a famosa Oktoberfest, a festa da cerveja.



O clima do estado é subtropical úmido mesotérmico e as quatro estações do ano são bem definidas, ao contrário do que ocorre na maioria do território brasileiro.



São Paulo



Hino
Paulista, pára um só instante...[+]
Capital
São Paulo
Área Total
248.209,426 km²
Sigla
SP
Região
Sudeste
População
41.055.734 hab (2006)



São Paulo é o estado mais rico e mais populoso do Brasil, possuindo o maior parque industrial e a maior produção econômica da América do Sul. Situa-se no sul da região Sudeste, tendo como limites Minas Gerais a norte e nordeste, Rio de Janeiro a nordeste, Oceano Atlântico a leste, Paraná ao sul e Mato Grosso do Sul a oeste.



A população de São Paulo é bastante diversificada, com grande descendência de imigrantes italianos e portugueses, assim como de outras correntes migratórias (japoneses, alemães, espanhóis etc).



Considera-se São Paulo como o "motor econômico" do Brasil, responsável por mais de 31% do PIB do país. Está também entre os que possuem o mais alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).



A economia do estado é diversificada, abrangendo as indústrias (metal-mecânica, têxtil, automobilística etc), o setor de serviços e o cultivo de laranja, cana de açúcar e café.



Sergipe



Hino
Alegrai-vos, sergipanos...[+]
Capital
Aracaju
Área Total
21.910,348 km²
Sigla
SE
Região
Nordeste
População
1.967.791 hab (2006)



É o menor estado brasileiro em área. Situa-se na região Nordeste, tendo como limites Alagoas a noroeste, Oceano Atlântico a leste e Bahia ao sul e oeste. Sergipe tornou-se uma capitania autônoma em 1820, quando foi desmembrado da Bahia.



Sua economia se baseia no extrativismo (petróleo e gás natural), na agricultura (laranja, cana-de-açúcar, coco) e na pecuária. O clima do estado é tropical.



Embora o nome oficial do estado seja Sergipe, as normas ortográficas da língua portuguesa dizem que a grafia correta é Serjipe, pois é uma palavra de origem tupi.




Tocantins


Hino
O sonho secular já se realizou...[+]
Capital
Palmas Área Total
277.620,914 km²
Sigla
TO
Região
Norte
População
1.305.728 hab (2005)



Situa-se a sudeste da Região Norte, tendo como limites o Maranhão a nordeste, o Piauí a leste, a Bahia a sudeste, Goiás a sul, Mato Grosso a sudoeste e o Pará a noroeste. O estado apresenta características climáticas e físicas tanto da zona central do Brasil quanto da Amazônia.



Foi criado pela Constituição de 1988, que determinou a divisão do Estado de Goiás (parte norte e central). Sua economia é baseada no comércio, na agricultura, na pecuária e criações.