sábado, 1 de outubro de 2011

MEIO AMBIENTE NA REDE

Meio ambiente na rede

Órgãos governamentais


Ministério do Meio Ambiente
Além de informações sobre a estrutura e as atividades do Ministério, o site traz dados sobre legislação ambiental, textos sobre animais em extinção, crustáceos, mamíferos aquáticos, bacias hidrográficas, aves em extinção, borboletas brasileiras, camada de ozônio, mata atlântica, entre outros.
Ibama
Site oficial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Notícias ambientais e glossário ecológico.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Informações sobre biologia aquática, ecologia, entomologia e madeiras da Amazônia.

Centro de Recursos Ambientais
Autarquia ligada à Secretaria do Planejamento, Ciência e Tecnologia do governo do Estado da Bahia. Traz informações sobre Agenda 21, qualidade das praias e notícias ambientais.

Cetesb
Site da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Traz informações sobre poluição do ar, da água e do solo.

Rio+10
Site oficial do governo brasileiro sobre a Cúpula da Terra. Aqui você encontra artigos de especialistas sobre os principais temas ambientais, as propostas brasileiras, entrevistas e imagens.


Instituições e centros de pesquisa

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Informações sobre o Projeto Mamirauá, no Estado do Amazonas. Relação da flora e fauna locais.

Base de Dados Tropicais
Departamento da Fundação André Tosello, cujo objetivo é divulgar informações ambientais. Informações sobre botânica, zoologia, microbiologia, ecologia, paleontologia, biotecnologia, classificação geográfica das regiões brasileiras, legislação, conservação, desenvolvimento sustentável, diversidade biológica e
ecossistemas específicos.

Universidade do Meio Ambiente
Site oficial da Universidade do Meio Ambiente com sede em Curitiba (PR). Traz informações sobre atividades e publicações da instituição.

Inpe
Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, com sede em São José dos Campos (SP). Traz informações sobre fenômenos climáticos, como El Niño, La Niña e monitoramento de queimadas em todo o país.

Rede Ambiente
Portal voltado à educação ambiental, organizado pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Dicionário de termos ambientais, informações sobre ecossistemas, questão da água, poluição e conservação do solo.

Educação ambiental – Programa Educ@r
O Projeto Educar é desenvolvido pelo campus de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Traz informações sobre biodiversidade, poluição da água, desenvolvimento sustentável, compostagem, qualidade da água, áreas verdes urbanas, solos e mata atlântica.

Policiamento Florestal e de Mananciais
Informativo com notícias ambientais e textos sobre as
árvores brasileiras.

Folha do Meio Ambiente
Reportagens sobre o meio ambiente do Brasil e do mundo, artigos, entrevistas e um suplemento sobre ecoturismo.
AgirAzul
Notícias sobre ecologia e meio ambiente.

Ambiente Global
Agência de notícias ambientais brasileira. Reúne informações sobre meio ambiente, fornece consultoria gratuita sobre legislação ambiental e orienta a correta destinação de resíduos.

Jornal do Meio Ambiente
Notícias ambientais de todo o Brasil. Artigos sobre desenvolvimento sustentável.

ONGs ambientais
Greenpeace
ONG internacional de proteção ao meio ambiente mantida por uma rede de sócios que soma 3 milhões de pessoas. A organização desenvolve pesquisas, denuncia problemas ambientais, propõe alternativas de progresso que não causam danos ecológicos e lança-se na luta pela preservação de maneira direta, com protestos e manifestações.


Fundação SOS Mata Atlântica
Entidade cujo objetivo é defender as áreas remanescentes da mata atlântica e o patrimônio cultural e histórico indígena. Possui profissionais atuantes em projetos de educação ambiental, recursos hídricos, monitoramento da mata atlântica por imagens de satélite, ecoturismo, produção de mudas de espécies nativas, políticas públicas e aprimoramento da legislação ambiental. Também recebe denúncia de agressões ao meio ambiente, oferece apoio à gestão de unidades de conservação e banco de dados da mata atlântica.







Fundo Mundial para a Natureza (WWF)
ONG internacional autônoma que desenvolve projetos de conservação dos recursos naturais em todas as regiões do Brasil, principalmente no Cerrado, na Amazônia e no Pantanal. A WWF apóia pesquisas científicas, desenvolve modelos alternativos por meio de projetos de campo e divulga os resultados alcançados nas atividades de educação ambiental, de comunicação e nos eventos realizados no campo político.


Conselho Nacional de Defesa Ambiental (CNDA)
ONG que estimula e apóia ações direcionadas à proteção de ecossistemas e da biodiversidade. Desenvolve programas de treinamento de agentes ambientais em todo o país e de conscientização de crianças e adolescentes sobre preservação. Também fornece apoio a ONGs ambientalistas e consultoria ambiental gratuita.



Conservation International do Brasil
Organização privada que atua na conservação e uso sustentado da biodiversidade. Entre seus diversos projetos destacam-se o de conservação da mata atlântica na zona cacaueira do sul da Bahia,
o projeto de conservação e desenvolvimento sustentável do Alto
Xingu (junto aos índios caiapós) e o plano de ação para conservação do Complexo Marinho de Abrolhos, na Bahia. Em setembro de
1997, a organização foi reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Federal.


Fundação Gaia
Entidade fundada em 1987 que promove cursos sobre educação ambiental e agricultura regenerativa em comunidades e em sua sede, em Pântano Grande, no Rio Grande do Sul. Seus principais objetivos são a promoção do desenvolvimento ecológico socialmente justo e a defesa dos sistemas naturais.



Fundação Biodiversitas
ONG sediada em Belo Horizonte que realiza pesquisas científicas sobre fauna, flora e biomas brasileiros; eventos técnico-científicos e de educação ambiental; planejamento ambiental; criação, administração e manejo de unidades de conservação; edição de material técnico; capacitação de profissionais em biologia da conservação e educação ambiental, entre outras atividades. A organização mantém e administra algumas áreas ecológicas, como a Estação Biológica de Caratinga (MG), a Estação Biológica da Mata do Sossego (MG) e a Estação Biológica de Canudos (BA).

Grupo de Defesa Ecológica (Grude)
ONG do Rio de Janeiro que promove oficinas, seminários e campanhas pela melhoria da qualidade de vida e preservação da biodiversidade. Foi responsável pela criação e consolidação do Bosque da Freguesia, no Rio de Janeiro, que mantém preservada uma ampla área de mata atlântica.

Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Criada em 1990 pelo grupo O Boticário, a fundação financia projetos brasileiros de preservação ambiental. Alguns exemplos: o programa de educação ambiental em Sorocaba e região, o programa de educação ambiental na região do Parque Estadual Carlos Botelho (São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Sete Barras) e o programa de treinamento de educadores ambientais para zoológicos no Brasil. No site da fundação, é possível inscrever programas que estejam angariando apoio financeiro.

Instituto Socioambiental
O Instituto Socioambiental é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é propor soluções que integrem questões sociais e ambientais. O site traz a edição on-line da revista Parabólicas, de notícias ambientais.